

Olá, sou a professora Zélia,
Desde 1993, atuo como professora em escolas públicas das redes municipal e estadual do Ensino Fundamental.
Atualmente, no período matutino, exerço a função de coordenadora pedagógica na Escola Estadual Miguel Nasser e, no período vespertino, leciono a disciplina de Língua Portuguesa para uma turma de 9º ano E.F. e outra do 1º ano do Ensino Médio, do Colégio Estadual Leonidio de Castro e Silva.

PROJETOS DESENVOLVIDOS NO COLÉGIO ESTADUAL LEONÍDIO DE CASTRO E SILVA
Leitura, interpretação e produção de textos: "Ler mais para escrever melhor"
Sabemos que a escola tem a função social de preparar os alunos para o exercíco da cidadania em sua plenitude, bem como para a realizaçao destes como ser humano. E, mesmo diante de um mundo moderno tão complexo denominado de sociedade do conhecimento, em que os recursos tecnológicos possibilitam a todos o acesso a fontes de informações e conhecimentos de formas diversas e abundantes, o domínio da leitura e da escrita continua sendo o primeiro requisito para o desenvolvimento das potencialidades dos alunos de modo que estes sejam capazes de atuarem no meio social em que vivem de forma crítca, responsável e solidária. Para tanto, os alunos precisam ser letrados tanto do ponto de vista do dominio da língua materna quanto do ponto de vista digital.
![]() |
Alunos do 1º D, em aula no LIE |
_ O que os alunos poderão aprender com este projeto?
_ Ler com fluência e autonomia, diferentes tipos de textos, construindo significados e inferindo informações explícitas e implícitas;
_ Desenvolver a competência oral por meio de discussão e opinião crítica, debates, juri simulado, apresentaçao de seminário literário, dramatização e encenação teatral, etc.;
_ Diferenciar texto literátio e texto não-literário, identificando as características principais de cada um;
_Identificar os elementos estruturais do texto literários: poético, narrativo, descritivo, conto, fábula, crônica, e não-literário: informativos e dissertativos;
_ Produzir textos numa situação real de uso considerando o destinatário, a finalidade, os espaços de circulação, os elementos e as características dos gêneros.
_ Revisar, reescrever as produções textuais em sala de aula;
_ Digitar e ilustrar o texto produzido no Laboratório de Informática da escola e salvar na pasta da turma;
_ Despertar o prazer pela leitura de textos variados.
![]() |
Eu e os alunos do 1º "D", em visita ao Lar dos Idosos. |
Ações realizadas:
- Momento da Leitura: essa atividade é permantente. Cada aula é iniciada com a leitura de um texto do interesse da turma, sendo realizada pela professora e pelos alunos em dias alternados, sendo que cada dia é feita a leitura de um tipo de texto diferente.
- Sequências didáticas:
1ª ) A primeira sequência didática foi realizada nos meses de março e abril e teve como temas principais as caracteristicas do texto literário, o conceito de literatura segundo vários críticos literários a exemplo de Afrânio Coutinho; a diferença entre poesia e poema. Para tanto, os alunos leram vários poemas de diversos poetas consagrados no passado e no presente, como por exemplo, Cassimiro de Abreu, Carlos Drummond, Vinicius de Moraes, Cecilia Meireles, dentre outros.
Após ler vários poemas e estudar os elementos estrutrurais como rimas, métricas, etc., os alunos produziram seus próprios poemas, os quais formam expostos na "Semana da Literatura", realizada de 26 a 29 de abril/10. Nesta semana os alunos Rafael e Victor, do 1º ano D, participaram da categoria teatro, encenando a peça de humor " Um mineirinho muito paciente".
2ª) Na segunda sequência didática, realizada em maio, trabalhamos as características de dois tipos de textos: o descritivo e a fábula. Nas primeiras aulas, fizemos a leitura e a interpretação oral e escrita de vários textos descritivos, tanto de ambientes quanto de pessoas, e várias fábulas. Em seguida, apresentamos várias propostas de produção de textos descritivos e fábulas a partir de provérbios pesquisados e listados pelos alunos. As produçoes textuais dos alunos formam corrigidas, revisadas e reescritas, tanto coletivamente quanto individualmente.
3ª) Na terceira sequência didática, realizada no final de junho a agosto, apresentamos o gênero crônicas e motivamos os alunos a participarem do concurso de redação "Olímpiadas de Língua Portuguesa escrevendo o futuro", proposto pelo MEC a todas as escolas públicas brasileiras. Para tanto, realizamos oito oficinas de leitura, interpretação e produçao de crônicas a partir da leitura de textos autores consagrados. Essas oficinas fazem parte do caderno do professor que contém orientações para produçao de textos- crônicas.
O referido concurso permite o envio das três melhores crônicas produzidas pela turma à comissão avaliadora do municipio e da regional.
4ª) A quarta sequência didática foi realizada em setembro e teve como tema o conto clássico e o conto moderno e suas caracteristicas estruturais. Num dos momentos de leitura tivemos a participação da bibliotecária Helena que levou uma coletânea de contos e, após a leitura dos textos, foi uma realizado um seminário literário. Nas aulas seguintes, propusemos uma comparação entre conto clásisico e conto moderno a partir da leitura e interpretação oral e escrita do conto tradicional "A carteira", de Machado de Assis e de dois contos moderno "Feliz Aniversário", de Clarice Lispector, e "Deus sabe o que faz", de Luiz Vilela.
Somente após a leitura e análise de vários contos é que apresentamos propostas de produção de contos de amor, de mistério, de terror, a partir de início, exibição de vídeos, e até mesmo transformar notícias de jornais em contos.
5ª) A quarta sequência didática será iniciada na semana que vem e terá como foco a leitura, interpretação e produção de textos informativos: os textos expositivos e artigos de opinião. Para desenvolver essa atividade utilizaremos estratégias metodólogicas semelhantes as que foram realizadas anteriormente.
Recursos utilizados
CD/DVD, data show, LIE, dicionários, jornais e revistas, livros didáticos e livros literários, folhas impressas com textos e atividades complementares, videos da TV Escola, site You Tube, tais como:
_ "A importância da leitura", Quem conta um conto, aumenta um ponto",
_" Machado de Assis, um mestre na periferia- parte I" e "A vida do mestre da literatura brasileira", animação que relata a biografia de M. de Assis.
Resultados alcançados / produto final
A realização deste projeto de leitura, interpretação e produção de textos tem nos possibilitado alcançar resultados positivos, pois percebemos que os alunos estão desenvolvendo o prazer pela leitura, já que eles estão visitando, cada vez mais, a biblioteca em busca de livros para realizar a leitura sem cobrança, isto é, aquela em que não cobrada nenhum tipo de avaliação. Além disso, eles tem melhorado suas produções textuais, pois aprenderam a redigir textos com um certa coerência e coesão, conseguem introduzir, desenvolver e concluir um texto com mais clareza do que produziam anteriormente e, principalmente, reconhecem as características estruturais dos tipos de textos trabalhados.
![]() | |
Meus alunos cantando para os idosos. |
Pessoas envolvidas
Professores, alunos, bibliotecária, pais e a equipe gestora.
Caros colegas professores, espero trocar experiências com todos vocês.
Ficarei aguardando comentários e sugestões....
Um grande abraço da professora Zélia Gomes de Araújo
Leia as melhores redações dos alunos do 1º "D", do CELCS.
Talia Neves da Silva
Fernanda Silva, Ludimilla e Loraine (parodia sobre a dengue)
Fernanda Lemos, Talia e Uany (pardodia musical/ tema: dengue)
Fernanda Lemos, Talia e Uany (pardodia musical/ tema: dengue)
Comentários sobre os conteúdos do curso Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC:
Acesse os links abaixo...