Olá, sou a professora Zélia,
Desde 1993, atuo como professora em escolas públicas das redes municipal e estadual do Ensino Fundamental.
Atualmente, no período matutino, exerço a função de coordenadora pedagógica na Escola Estadual Miguel Nasser e, no período vespertino, leciono a disciplina de Língua Portuguesa para uma turma de 9º ano E.F. e outra do 1º ano do Ensino Médio, do Colégio Estadual Leonidio de Castro e Silva.
Desde os primeiros anos de magistério encontrei muitas dificuldades em ensinar e aprender de modo satisfatório. Portanto, nunca medi esforços para melhorar minha atuação em sala de aula e, para isso, sempre busquei ampliar meus conhecimentos por meio de graduação, pós-graduação, troca de experiencias com meus colegas e cursos de formação continuada, a exemplo deste que ora participo.
PROJETOS DESENVOLVIDOS NO COLÉGIO ESTADUAL LEONÍDIO DE CASTRO E SILVA
Leitura, interpretação e produção de textos: "Ler mais para escrever melhor"
Sabemos que a escola tem a função social de preparar os alunos para o exercíco da cidadania em sua plenitude, bem como para a realizaçao destes como ser humano. E, mesmo diante de um mundo moderno tão complexo denominado de sociedade do conhecimento, em que os recursos tecnológicos possibilitam a todos o acesso a fontes de informações e conhecimentos de formas diversas e abundantes, o domínio da leitura e da escrita continua sendo o primeiro requisito para o desenvolvimento das potencialidades dos alunos de modo que estes sejam capazes de atuarem no meio social em que vivem de forma crítca, responsável e solidária. Para tanto, os alunos precisam ser letrados tanto do ponto de vista do dominio da língua materna quanto do ponto de vista digital.
Alunos do 1º D, em aula no LIE |
_ O que os alunos poderão aprender com este projeto?
_ Ler com fluência e autonomia, diferentes tipos de textos, construindo significados e inferindo informações explícitas e implícitas;
_ Desenvolver a competência oral por meio de discussão e opinião crítica, debates, juri simulado, apresentaçao de seminário literário, dramatização e encenação teatral, etc.;
_ Diferenciar texto literátio e texto não-literário, identificando as características principais de cada um;
_Identificar os elementos estruturais do texto literários: poético, narrativo, descritivo, conto, fábula, crônica, e não-literário: informativos e dissertativos;
_ Produzir textos numa situação real de uso considerando o destinatário, a finalidade, os espaços de circulação, os elementos e as características dos gêneros.
_ Revisar, reescrever as produções textuais em sala de aula;
_ Digitar e ilustrar o texto produzido no Laboratório de Informática da escola e salvar na pasta da turma;
_ Despertar o prazer pela leitura de textos variados.
Eu e os alunos do 1º "D", em visita ao Lar dos Idosos. |
Ações realizadas:
- Momento da Leitura: essa atividade é permantente. Cada aula é iniciada com a leitura de um texto do interesse da turma, sendo realizada pela professora e pelos alunos em dias alternados, sendo que cada dia é feita a leitura de um tipo de texto diferente.
- Sequências didáticas:
1ª ) A primeira sequência didática foi realizada nos meses de março e abril e teve como temas principais as caracteristicas do texto literário, o conceito de literatura segundo vários críticos literários a exemplo de Afrânio Coutinho; a diferença entre poesia e poema. Para tanto, os alunos leram vários poemas de diversos poetas consagrados no passado e no presente, como por exemplo, Cassimiro de Abreu, Carlos Drummond, Vinicius de Moraes, Cecilia Meireles, dentre outros.
Após ler vários poemas e estudar os elementos estrutrurais como rimas, métricas, etc., os alunos produziram seus próprios poemas, os quais formam expostos na "Semana da Literatura", realizada de 26 a 29 de abril/10. Nesta semana os alunos Rafael e Victor, do 1º ano D, participaram da categoria teatro, encenando a peça de humor " Um mineirinho muito paciente".
2ª) Na segunda sequência didática, realizada em maio, trabalhamos as características de dois tipos de textos: o descritivo e a fábula. Nas primeiras aulas, fizemos a leitura e a interpretação oral e escrita de vários textos descritivos, tanto de ambientes quanto de pessoas, e várias fábulas. Em seguida, apresentamos várias propostas de produção de textos descritivos e fábulas a partir de provérbios pesquisados e listados pelos alunos. As produçoes textuais dos alunos formam corrigidas, revisadas e reescritas, tanto coletivamente quanto individualmente.
3ª) Na terceira sequência didática, realizada no final de junho a agosto, apresentamos o gênero crônicas e motivamos os alunos a participarem do concurso de redação "Olímpiadas de Língua Portuguesa escrevendo o futuro", proposto pelo MEC a todas as escolas públicas brasileiras. Para tanto, realizamos oito oficinas de leitura, interpretação e produçao de crônicas a partir da leitura de textos autores consagrados. Essas oficinas fazem parte do caderno do professor que contém orientações para produçao de textos- crônicas.
O referido concurso permite o envio das três melhores crônicas produzidas pela turma à comissão avaliadora do municipio e da regional.
4ª) A quarta sequência didática foi realizada em setembro e teve como tema o conto clássico e o conto moderno e suas caracteristicas estruturais. Num dos momentos de leitura tivemos a participação da bibliotecária Helena que levou uma coletânea de contos e, após a leitura dos textos, foi uma realizado um seminário literário. Nas aulas seguintes, propusemos uma comparação entre conto clásisico e conto moderno a partir da leitura e interpretação oral e escrita do conto tradicional "A carteira", de Machado de Assis e de dois contos moderno "Feliz Aniversário", de Clarice Lispector, e "Deus sabe o que faz", de Luiz Vilela.
Somente após a leitura e análise de vários contos é que apresentamos propostas de produção de contos de amor, de mistério, de terror, a partir de início, exibição de vídeos, e até mesmo transformar notícias de jornais em contos.
5ª) A quarta sequência didática será iniciada na semana que vem e terá como foco a leitura, interpretação e produção de textos informativos: os textos expositivos e artigos de opinião. Para desenvolver essa atividade utilizaremos estratégias metodólogicas semelhantes as que foram realizadas anteriormente.
Recursos utilizados
CD/DVD, data show, LIE, dicionários, jornais e revistas, livros didáticos e livros literários, folhas impressas com textos e atividades complementares, videos da TV Escola, site You Tube, tais como:
_ "A importância da leitura", Quem conta um conto, aumenta um ponto",
_" Machado de Assis, um mestre na periferia- parte I" e "A vida do mestre da literatura brasileira", animação que relata a biografia de M. de Assis.
Resultados alcançados / produto final
A realização deste projeto de leitura, interpretação e produção de textos tem nos possibilitado alcançar resultados positivos, pois percebemos que os alunos estão desenvolvendo o prazer pela leitura, já que eles estão visitando, cada vez mais, a biblioteca em busca de livros para realizar a leitura sem cobrança, isto é, aquela em que não cobrada nenhum tipo de avaliação. Além disso, eles tem melhorado suas produções textuais, pois aprenderam a redigir textos com um certa coerência e coesão, conseguem introduzir, desenvolver e concluir um texto com mais clareza do que produziam anteriormente e, principalmente, reconhecem as características estruturais dos tipos de textos trabalhados.
Meus alunos cantando para os idosos. |
Pessoas envolvidas
Professores, alunos, bibliotecária, pais e a equipe gestora.
Caros colegas professores, espero trocar experiências com todos vocês.
Ficarei aguardando comentários e sugestões....
Um grande abraço da professora Zélia Gomes de Araújo
Leia as melhores redações dos alunos do 1º "D", do CELCS.
Talia Neves da Silva
Fernanda Silva, Ludimilla e Loraine (parodia sobre a dengue)
Fernanda Lemos, Talia e Uany (pardodia musical/ tema: dengue)
Fernanda Lemos, Talia e Uany (pardodia musical/ tema: dengue)
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