BANEER

Maria das Dores


BEM VINDOS !!!


Olá, colegas professores !

Sou Maria das Dôres, professora das redes municipal e estadual do Ensino Fundamental de 1º ao 5º ano. Atualmente, leciono na Escola Estadual Miguel Násser para uma turma de 2º ano, no período vespertino,  e na  Escola Municipal Dimas Násser, para uma turma de pré-alfabetizaçao, no período matutino.

Ler é viajar por mundos desconhecidos

 Sempre me preocupei em aprimorar minha prática docente, por isso estou participando deste curso, a fim de aprender a usar os recursos tecnológicos em benefício da aprendizagem dos meus alunos.
Mediante tal fato, procuro trabalhar atividades desafiadoras e interessantes que visam desenvolver as competências de leitura, interpretação oral e  escrita de diferentes tipos de texto, expressaão oral e produção de textos.

Atividade de pesquisa realizada com os alunos do 2º ano "B", turno vesp. da Escola Estadual Miguel Nasser

     No inicio do mês de setembro, propus aos meus alunos do 2º ano a realização de uma atividade de pesquisa sobre  os  frutos do cerrado que os alunos mais conheciam.
Com a ajuda da coordenadora,  eu e meus alunos pequisamos na internet sobre os principais frutos do cerrado. Eles  leram as informações e tomaram conhecimento sobre as regiões e os estados onde esses frutos são encontrados, a utilização desses frutos na alimentação humana e animal, sendo que estes são utilizados para fabricação de sorvetes, picolés, sucos, geléias, doces, bolos, etc. Outra informação importante adquiridas pelas alunos referem-se aos   principais componentes nutritivos de cada fruto e o seu uso medicinal, já que há muito tempo as pessoas utilizam alguns frutos para fazer chás, xaropes, banho quente, unguento, garrafadas, etc. para curar  várias doenças, a exemplo de gripe, reumatismo, infecções diversas, dentre outras.
Após essas descobertas, propus aos alunos a produção de uma lista de nomes dos frutos do cerrado que eles tinham conhecimento, uma vez que parte deles, moram na zona rural. Estes, trouxeram da fazenda alguns frutos coletados no cerrado para a sala de aula, a fim de que os alunos que moram na cidade pudessem conhecer melhor tais frutos.

Essa atividade foi muito produtiva, pois houve interação, troca de conhecimentos, além de proporcionar uma leitura diferente (pois aulas no LIE não faziam parte do cotidiano deles)  e uma escrita significativa. Tudo isso, provocou uma grande motivação e alegria em realizar essa atividade.  

Caros colegas, será um prazer receber a visita de vocês....
Conto com a participação de vocês por meio de comentários e sugestões.
 
Um abraço da professora Maria das Dores. 


















Veja  a importância  das inovações tecnologicas  no link abaixo.


Hipertexto/hipermídia/hiperlink/autoria na web




Relato da proposta de Projeto

  Sabe-se  que há projetos  de ensino e  de aprendizagem, assim  ao elaborar  a proposta de Projeto de Leitura de Poesia, foi no intuito  de fazer  com que os alunos pesquisem,busquem  novas descobertas, compreendam e reconstruam  os seus conhecimento,por meio da mediação pedagógica do professor.
   Assim sendo, acredito que a proposta de trabalho por meio de projetos propicia ao aluno uma forma de aprendizagem construtivista. 
Atuação do grupo  no curso
   Estou muito contente por ter participado do curso das TIC, pois me oportunizou a conhecer e compreender um pouco mais sobre o uso das tecnologias, mas contudo quanto a minha atuação no grupo acredito que não foi satisfatória, pois tenho muita dificuldade principalmente em relação as atividades realizadas no computador, mas agradeço as colegas do grupo, bem como as da escola que trabalho pela colaboração,e as professoras formadoras pelas orientações claras e objetivas.



  As  fotos abaixo são de Capacitação para professores de 1º ao 5º ano, do Projeto de Aprendizagem, realizado em Pirinópolis Goiás.